fevereiro 05, 2008

em meu lugar

tudo no mesmo lugar e tudo fora. A casa, a rua, a paisagem: visão cotidiana e cheia de novos encantos. 'Vejam essa maravilha de cenário' e eu entendo que é carnaval outra vez. Outra vez esse dia que desabrocha e traz festejos e eu aqui, no meu canto, nesse canto. Pensamento em tempos idos. Memória vasta e pontual. Estou em plena saúde física e mental, e como na maioria das vezes não sei do que se trata a alma, não sei dizer como ela está. Pessoalidade é a característica de qualquer sentimento e, por vezes, acredito que a alma é sentimento. Não sentido, sentimento! Mas sentir é uma coisa difícil, não aquele sentir dos sentidos, ou de propriocepção. Sentir aqui, dentro, dessa forma que não há palavra que descreva. E eu disse que estava em perfeita saúde física e mental, mas às vezes me pego chorando. Trata-se de uma dor que eu não sinto, na verdade é uma dor que eu ‘sentimento’: pessoal, intransponível, coisa da alma.

Esqueço a palavra dos dias. Aponto o olhar nas várias direções, para que eu possa reconhecê-las como possibilidades, mas, claro, não simultâneas, não quero dispersão, quero multiplicidade. E nos tornamos um pouco o outro, quando nos deixa atravessar a pele e beber da sua essência. Se amar é sentimento, e não sentido e bebemos em uma fonte aberta no outro, oferecida por inteiro, resta a embriaguez, o delírio provocado pela necessidade, pelo vício que brota, pela dependência que causa. Assim, posso imaginar que essa dor-sentimento é ressaca. Então, saúde física e mental, alma de ressaca*.


* substantivo feminino
forte movimento das ondas sobre si mesmas, resultante de mar muito agitado, quando se chocam contra obstáculos no litoral; inconstância, volubilidade;
mal-estar in Houaiss: Dicionário da Língua Portuguesa, Objetiva LTDA: Rio de Janeiro.

Nenhum comentário: